Erasmus +

EPF um Projeto de Formação, também Europeu!
#SomosEUROPA #SomosEPF

A Escola Profissional do Fundão tem possibilitado, desde 1998, estágios europeus a muitos dos seus alunos e professores no âmbito dos programas europeus Leonardo da Vinci e, atualmente, Erasmus +. Estes, assumem-se como um dos pilares do Projeto Educativo da escola contribuindo para a formação e capacitação dos seus alunos e profissionais e, simultaneamente, para os desafios da nova organização do mercado de trabalho global. Participar em projetos de mobilidade europeus é preparar cidadãos para novos ambientes sociais, culturais e organizacionais valorizando-se e incentivando-se o processo de formação continua, já que estas áreas de atividade obrigam a uma constante melhoria e conhecimento das novas tecnologias e processos.

604
Mobilidades
12931
Dias de Estágio
1685702
Km's Percorridos
281
Parceiros
19
Países de Destino
99
Avaliação

Somos uma Escola Vet Mobility Charter

Enquanto forma de reconhecimento das boas práticas na operacionalização dos projetos de mobilidade foi atribuído, em 2016, à Escola Profissional do Fundão o Certificado de Qualidade VET Mobility Charter pela Agência Nacional Erasmus +. Consideramos a obtenção deste selo de qualidade, relativamente à elevada categoria dos projetos apresentados, aprovados e realizados, uma mais-valia para a nossa escola, pretendendo-se, assim, dar continuidade ao caminho de internacionalização por nós traçado.

Os Projetos de Mobilidade

Existindo a possibilidade de realização de duas tipologias de Mobilidades para os alunos, estas podem ocorrer durante a realização do seu curso ou após a conclusão do mesmo, no caso dos alunos graduados. 

Possuindo uma rede de parceiros bastante alargada e diversificada, a colocação dos diferentes beneficiários é efetuada de acordo com a sua área de formação e perfil.

Os estágios têm uma duração de um mês para os jovens em formação inicial, três meses para os jovens graduados e de cinco dias no caso das mobilidades de staff. Estes são, então, integrados numa entidade parceira, realizando práticas em contexto de trabalho, desenvolvendo competências técnicas, sociais e culturais.

A seleção de alunos para realizar uma mobilidade Erasmus surge de um convite ou de um processo de seleção após candidatura, tendo sempre em conta o reconhecimento do seu desempenho ao longo do seu percurso formativo.

O projeto disponibiliza aos alunos selecionados, viagem, seguro, alojamento, alimentação e um apoio individual  (transportes locais e outras despesas), além da preparação linguística e cultural de acordo com o país de destino.

ERASMUS+

Educação e Formação para o Ensino e Formação Profissional

Logótipo
Logótipo
Logótipo