A avaliação do perfil dos participantes envolvidos nas diferentes mobilidades tem em conta a tipologia do Projeto aprovado em cada candidatura.
O processo de seleção dos beneficiários alunos, alunos graduados e staff, da Escola Profissional do Fundão, é totalmente transparente e justo para todos os interessados em participar nos projetos europeus por nós desenvolvidos e operacionalizados. Procuramos que a seleção dos participantes seja equilibrada e com a equidade necessária que deve determinar os beneficiários que melhor se enquadram nos parâmetros definidos e enunciados no processo de seleção.
Estes pressupostos, amplamente divulgados junto de toda a comunidade educativa, conta com o envolvimento ativo da Direção Pedagógica, dos Coordenadores de Curso, dos Diretores de Turma, do Psicólogo, dos Professores de Línguas Estrangeiras e do Gabinete de Planeamento e Cooperação Internacional equipa que coordena os Projetos Erasmus+.
Os alunos são igualmente convidados a assistir às sessões do "Conta-me como foi!" e aos workshops organizados pela EPF sob a temática dos Projetos de Mobilidade Europeia sendo aí dada a indicação, a todos os interessados, de como devem demonstrar a sua intenção de realizar um período formativo no estrangeiro.
São vários os fatores analisados, não se esgotando essa análise na aplicação estrita dos critérios definidos. Quanto aos critérios específicos que presidirão a seleção dos candidatos, está elaborado um conjunto de premissas que são igualmente divulgadas nas diferentes turmas e restante comunidade educativa que passamos a enumerar:
Mobilidade de alunos em Formação Inicial
(alunos que se encontram a frequentar níveis de ensino na EPF)
Critério 1 - Interesse revelado quanto à perspetiva europeia;
Critério 2 - Perfil pessoal do participante (sentido de responsabilidade, níveis de autonomia, contexto familiar, motivações, valores cívicos, capacidade de integração/adaptação);
Critério 3 - Perfil técnico do participante (capacidade de transferir aprendizagens para novos contextos, desempenho nos contextos de trabalho e estágios em contexto de formação, sentido de responsabilidade e interesse nas atividades da componente técnico profissional);
Critério 4 - Perfil de características do contexto sociocultural e familiar do participante, no sentido de esta ser, para muitos, uma oportunidade única de beneficiar de um estágio de âmbito internacional, ou mesmo de viver uma experiência fora do seu contexto familiar e cultural;
Critério 5 - Mérito alcançado na colaboração de atividades da escola, voluntários, atividades de cariz social, ajuda a alunos com maiores dificuldades de aprendizagem.
Critério 6 - Análise da carta de motivação e do Curriculum Vitae
Mobilidade de alunos Graduados
(alunos que concluíram, há menos de um ano, qualquer nível de ensino na EPF)
Critério 1 - Interesse revelado quanto à perspetiva europeia;
Critério 2 - Análise da situação profissional, pessoal e familiar dos alunos finalistas do ano último ano da sua formação. Oportunidade para abrir novos horizontes profissionais, pessoais e/ou sociais tendo vista uma situação profissional futura estável;
Critério 3 - Prioridade a graduados com menos oportunidades ou que se encontrem numa situação profissional precária ou a graduados que desejem aperfeiçoar as suas competências profissionais, tendo em conta o seu interesse por uma experiência europeia;
Critério 4 – Avaliação do percurso escolar do aluno na Escola Profissional do Fundão;
Critério 5 - Mérito alcançado na colaboração de atividades da escola, voluntários, atividades de cariz social, ajuda a alunos com maiores dificuldades de aprendizagem;
Critério 6 - Análise da carta de motivação e do Curriculum Vitae
Mobilidade de Staff
(Professores ou funcionários que exercem funções na EPF)
Critério 1 - Motivação para participar no projeto da cariz europeu;
Critério 2 - Interesse demonstrado em contactar diferentes realidades profissionais e formativas enquanto oportunidades de enriquecimento e qualificação profissional;
Critério 3 - Disponibilidade de deslocação ao estrangeiro;
Critério 4 - Pertinência da sua área de ação para a concretização dos objetivos do projeto educativo da Escola;
Critério 5 - Análise da carta de motivação e do Curriculum Vitae
Relativamente à equidade referida anteriormente, o número de mobilidades a atribuir a cada Área de Formação (Curso) será, sempre que possível, diretamente proporcional ao total de alunos da escola. Nos diferentes critérios assinalados há que distinguir ainda a majoração atribuída a cada um dos critérios específicos estabelecidos. Assim, serão valorizados de 1 a 5 pontos (1-menor incidência, 5-maior incidência).
O Processo de Seleção é iniciado com o preenchimento da candidatura na plataforma web da escola ou pela demonstração de interesse junto da Direção Pedagógica, Diretor de Turma ou do Gabinete de Planeamento de Cooperação Internacional equipa que efetua a gestão do Projeto Erasmus +. Nesse processo os alunos devem igualmente apresentar uma carta de motivação e o respetivo CV em Português e Inglês.
Em cada período de mobilidades é recolhida a informação junto da Direção Pedagógica, das Coordenações de Curso e Direções de Turma quanto à aplicação dos critérios definidos aos alunos que efetuaram a sua candidatura. São posteriormente agendadas reuniões nos diversos departamentos onde são tidos em conta o conjunto de critérios para poder proceder à seleção dos alunos beneficiários.
Antes da conclusão do processo de seleção, poderão ser convocados para entrevista com a equipa que coordena os projetos Erasmus+.
Os diversos elementos de avaliação e seleção serão posteriormente ordenados de acordo com as prioridades acima definidas estabelecendo um ranking do acesso dos alunos e graduados a estas mobilidades.
Uma vez obtida a lista dos beneficiários, esta é comunicada aos responsáveis pela operacionalização do projeto e é então desencadeado todo o processo de preparação da mobilidade. Se ocorrerem situações que possam impedir a participação de um determinado participante, procede-se à reapreciação das condições do mesmo e analisam-se, simultaneamente, os processos de outros candidatos indicados por parte dos diretores de turma e coordenadores de curso, sendo possível a substituição do candidato escolhido anteriormente.
Consequência dos resultados obtidos é desenvolvida inicialmente uma reunião com os Encarregados de Educação dos alunos selecionados no sentido de dissipar qualquer dúvida ou esclarecer alguma questão adicional. Pretende-se que este momento seja a formalização de uma relação de Compromisso entre a Escola, alunos beneficiário e família, indispensável para a normal execução da mobilidade.
Serão posteriormente efetuadas atividades de preparação com os todos alunos selecionados. Estas atividades têm como objetivo envolver os alunos e criar condições para que a sua mobilidade corra da melhor forma a todos os níveis, seja o profissional, pessoal ou cultural. Após o conhecimento do destino essa preparação incide prioritariamente:
Na semana antes de iniciar a mobilidade realiza-se uma reunião com o objetivo de efetuar a entrega da documentação oficial exigida pela Agência Nacional de Erasmus + e esclarecer as últimas dúvidas.
Os beneficiários envolvidos ficam obrigados a participar na atividade “Conta-me como foi!” que pretende que estes jovens, no seu regresso, partilhem as experiências que vivenciaram, de forma a potenciar em toda a restante comunidade educativa a determinação dos colegas para este género de experiências e que tal seja, igualmente, um fator de promoção da motivação bem como a melhoria do rendimento escolar dos alunos.